Financiamento Coletivo de Projetos

Financiamento Coletivo de Projetos

financiamento de projetosUm bom projeto quase sempre requer um bom investimento. Quando você tem uma ideia, elabora a concepção, cria e desenvolve tudo o que precisa para fazer o projeto decolar fica faltando algo para tornar o sonho uma realidade: recursos financeiros.

Felizmente, esse problema da falta de recursos não é mais uma realidade para quem sabe vender bem sua ideia. Estamos falando das plataformas de crowdfunding (ou financiamento coletivo), onde você consegue arrecadar fundos para tirar o projeto do papel.

Como funciona?

O princípio do financiamento coletivo funciona da seguinte forma: a pessoa ou o grupo responsável pelo projeto criam uma apresentação sobre o trabalho, explicando qual é a ideia e como será a execução do projeto. Essa apresentação fica disponível para ser visualizada dentro da plataforma de crowdfunding, de maneira que os doadores possam conhecer. Se os patrocinadores gostarem do projeto, eles abraçam a causa doando alguma quantia em dinheiro.

Nota-se portanto que a apresentação do seu projeto é o carro chefe para conseguir recursos. Todos os seus esforços precisam ser direcionados nessa apresentação, você precisa parar e pensar junto da sua equipe na melhor maneira de expor o seu trabalho de uma maneira divertida, cativante e envolvente, algo que capte a atenção do espectador e convença-o de efetuar uma doação. Uma dica para quem não possui experiência na criação de vídeos e chamadas de atenção é observar os casos de sucesso. Por exemplo, se você estiver colocando seu projeto dentro do Kickante (a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil), poderá ver todos os casos de projetos atuais que estão conseguindo arrecadar bastante dinheiro. Fazer algo parecido desses “projetos campeões” pode ser uma opção inteligente, principalmente se os projetos em questão são semelhantes ao seu.

Você pode realizar pesquisas por categoria de projeto e observar também quais são os melhores projetos e os mais semelhantes ao desenvolvido por sua equipe. Tudo isso deve servir como estudo de caso para a elaboração de uma apresentação para o financiamento coletivo acontecer.

Modelo de Arrecadação

O modelo de arrecadação escolhido para seu projeto pode ser tudo ou nada ou campanha flexível. No primeiro caso, se o montante total estipulado não é atingido, o valor é devolvido para seus doadores e você não leva nada para seu projeto. Essa modalidade é indicada para projetos que não tem como sair do papel sem uma quantidade mínima de recursos estipulada na plataforma de crowdsourcing. Apesar de ser mais arriscado, esse tipo de campanha costuma atrair mais doadores, pois estes sabem que se o projeto não for realizado na sua integridade, o dinheiro será devolvido. Além disso, a campanha fica mais emocionante.

Já o tipo de arrecadação por campanha flexível aborda outro aspecto: qualquer valor ajuda. Esso modelo é indicado para projetos que não dependem de uma quantia mínima para atuar, quanto mais dinheiro entrar, melhor, mas qualquer valor já irá colaborar para o projeto e ele irá acontecer de qualquer forma, mesmo que não haja doadores.

Independentemente do modelo adotado, a campanha precisa impactar os patrocinadores.

Quais as plataformas mais indicadas para expor seu projeto?

As duas melhores plataformas são a Kickante e a Catarse. Em qualquer uma delas você terá boas chances de sucesso.

Agora que você já aprendeu como conseguir financiamento coletivo, é hora de trabalhar, mãos à obra e boa sorte no seu empreendimento!